Você vê primeiro aqui

Domingo, 14 de Julho de 2024
Topo
Topo

Horóscopo

Defesa Civil Nacional apoia prefeituras no cadastro de moradores do RS

Nesta semana, a Força-Tarefa concentrou os trabalhos em 28 cidades gaúchas. Trabalho vai ajudar famílias atingidas pelas cheias a receberem o Auxílio Reconstrução.

Quentuchas Notícias
Por Quentuchas Notícias
Defesa Civil Nacional apoia prefeituras no cadastro de moradores do RS
© Bruno Peres/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) criou uma força-tarefa da Defesa Civil Nacional para ajudar as prefeituras do Rio Grande do Sul a cadastrar famílias desabrigadas ou desalojadas pelas chuvas de abril e maio para receber o Auxílio Reconstrução. O prazo prorrogado para o cadastro de novas famílias termina na próxima sexta-feira (12).

Nesta semana, a Força-Tarefa da Defesa Civil Nacional concentrou os trabalhos em 28 prefeituras gaúchas, enquanto na semana passada, outros 30 municípios receberam os técnicos do governo federal. Ao todo, 444 cidades têm reconhecimentos federais de situação de emergência ou calamidade pública vigentes e podem solicitar o benefício. Na última segunda-feira (1º), o MIDR informou que 162 prefeituras ainda não tinham cadastrado as famílias residentes.

As visitas dos técnicos da Defesa Civil Nacional também visam complementar os dados sobre as áreas atingidas, para liberar o pagamento dos R$ 5.100 do programa federal a famílias com cadastros em análise. Para identificar se as famílias foram atingidas, imagens de satélites e modelos digitais foram usados para traçar um polígono de referência das áreas inundadas e sob risco de inundação.

Publicidade

Leia Também:

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional explica que mais de 253,4 mil cadastros de moradores enviados pelas prefeituras estão em análise, devido a problemas como inconsistências no CPF ou endereço. A Defesa Civil está verificando essas informações, solicitando documentação adicional para confirmar os endereços das famílias cadastradas. Até o momento, 274,7 mil famílias foram habilitadas no programa Auxílio Reconstrução, com cerca de 255,8 mil já recebendo o benefício, totalizando R$ 1,3 bilhão depositados em contas bancárias na Caixa.

FONTE/CRÉDITOS: Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!