Uma massa de ar frio que começou a ingressar neste domingo vai dominar o Rio Grande do Sul na segunda-feira. A temperatura estará baixa e abaixo da média de julho em todo o estado ao longo do dia. Em várias localidades, as temperaturas máximas serão registradas no início do dia, enquanto as mínimas ocorrerão à noite.
Ventos moderados em alguns momentos acentuarão a sensação de frio. Chove ou garoa na maioria das regiões no início desta segunda-feira. Ao longo do dia, a chuva se concentrará na Metade Norte. No geral, os volumes de chuva não serão elevados. O tempo começa a melhorar pelo Oeste e pelo Sul, e, no final do dia, haverá tempo firme em quase todo o estado.
As mínimas variam de 7ºC em Caxias do Sul, 5ºC em Bagé e 3ºC em São José dos Ausentes. As máximas podem chegar a 15ºC em Capão da Canoa e 16ºC em Uruguaiana e Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros oscilarão entre 11ºC e 14ºC.
A transição de julho para agosto será marcada por extremos de temperatura. A entrada de uma massa de ar frio inicialmente trará queda nas temperaturas, mas, em seguida, o ingresso de ar muito quente elevará as temperaturas, trazendo calor à tarde, incomum para essa época do ano.
Essa situação não é surpreendente, especialmente em agosto, já que a climatologia histórica mostra que costuma ser um mês com grande alternância entre ar frio e quente no Sul do Brasil. O período de temperatura baixa será de curta duração, sem atingir a intensidade do frio observado no fim de junho e nas duas primeiras semanas de julho.