As equipes do Governo do Rio Grande do Sul iniciaram, nesta quarta-feira (12/11), as atividades de atendimento social às famílias afetadas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu (PR), município que teve cerca de 90% de sua estrutura destruída.
A operação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e conta com quatro servidores, a unidade móvel do Cadastro Único e equipamentos de conectividade enviados para apoiar as ações locais de assistência.
O objetivo é auxiliar as equipes municipais no acolhimento das famílias atingidas e no funcionamento dos abrigos temporários. Com o uso da unidade móvel, será possível identificar e cadastrar as famílias afetadas, etapa fundamental para garantir o acesso a benefícios sociais e recursos dos programas estaduais e federais.
Solidariedade entre Estados
Além da estrutura de atendimento, a Sedes enviou cinco antenas de internet via satélite e um técnico especializado em tecnologia para ajudar a restabelecer serviços de comunicação ainda comprometidos na região.
“Muitos equipamentos públicos foram danificados, o que dificulta o atendimento à população. A unidade móvel, a conectividade e a experiência das nossas equipes podem fazer a diferença neste momento. Sabemos o que é enfrentar situações tão difíceis, e agora é hora de retribuir a ajuda que recebemos. O governador Eduardo Leite reafirmou o compromisso do Estado em apoiar o Paraná neste processo de reconstrução”, destacou o secretário da Sedes, Beto Fantinel.
Em maio de 2024, durante as enchentes no Rio Grande do Sul, o governo do Paraná enviou assistentes sociais para auxiliar no atendimento às comunidades gaúchas afetadas. Agora, o RS retribui o gesto de solidariedade, reforçando a cooperação entre os dois estados diante de situações de calamidade.
Texto: Ascom Sedes | Edição: Secom
Foto: Dionatan Aristimunha/Sedes – Missão busca garantir acolhimento e acesso a benefícios para famílias afetadas.
Fonte/Créditos: Ascom Sedes
