Você vê primeiro aqui

Domingo, 13 de Julho de 2025

Educação

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira (13)

Com a prorrogação do prazo, o pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até a próxima quarta-feira, 18 de junho, para assegurar a participação no exame.

Quentuchas Notícias
Por Quentuchas Notícias
Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira (13)
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Termina às 23h59 desta sexta-feira (13), no horário de Brasília, o prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A data final, que inicialmente era 6 de junho, foi prorrogada pelo Ministério da Educação (MEC) por mais uma semana.

A nova data vale também para quem deseja solicitar atendimento especializado ou o uso do nome social. Todas essas solicitações devem ser feitas diretamente na Página do Participante, com envio da documentação exigida.

Com a prorrogação do prazo, o pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até a próxima quarta-feira, 18 de junho. A taxa é de R$ 85 e pode ser paga via Pix, cartão de crédito ou débito, além do boleto gerado na Página do Participante.

Publicidade

Leia Também:


Quem deve se inscrever

Todos os interessados em participar do Enem 2025 devem se inscrever exclusivamente pelo site do Inep, na Página do Participante. Isso inclui candidatos com isenção aprovada e aqueles que tiveram a justificativa de ausência no Enem 2024 aceita.

Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas querem testar seus conhecimentos — conhecidos como “treineiros” — também podem se inscrever.


Novidades nesta edição

Pela primeira vez, estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas terão suas inscrições pré-preenchidas. No entanto, é necessário acessar a Página do Participante para confirmar os dados e finalizar a inscrição. Esses estudantes estão automaticamente isentos da taxa.

Outra novidade é que o Enem volta a permitir o uso da nota para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência. Podem solicitar esse uso candidatos maiores de 18 anos que atingirem, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.


Atendimento especializado e nome social

Candidatos que necessitam de atendimento especializado devem enviar a documentação comprobatória dentro do prazo de inscrição. Quem já teve esse pedido aprovado entre 2021 e 2024 não precisa reenviar os documentos.

Travestis, transexuais e pessoas transgênero que desejam ser identificadas pelo nome social devem fazer a solicitação na inscrição. O nome social será usado nos documentos oficiais do exame e precisa estar cadastrado na Receita Federal.

O edital completo está disponível no site do Inep, inclusive em versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas com deficiência auditiva ou surdez.


Pagamento da taxa

A taxa de R$ 85 deve ser paga até 18 de junho. O boleto com a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) fica disponível na Página do Participante após a inscrição. O pagamento pode ser feito via Pix (com QR Code no boleto), cartão ou débito.

Não será gerado boleto para:

  1. Estudantes que concluirão o ensino médio em 2025, em escola pública, em qualquer modalidade;

  2. Participantes que desejam usar o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio e que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.


Aplicação das provas

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção de três municípios do Pará (Belém, Ananindeua e Marituba), que terão as provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30.

O exame será dividido em duas etapas:

  • Primeiro dia: redação, língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol) — duração: 5h30

  • Segundo dia: matemática, química, física e biologia — duração: 5h


Importância do Enem

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. A nota pode ser usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de ser aceita em instituições de ensino fora do país.

FONTE/CRÉDITOS: Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil