Depois de um início de semana anterior marcado por uma massa de ar frio e temperaturas agradáveis para o mês de janeiro, o Rio Grande do Sul começa esta semana sob a influência de uma intensa massa de ar quente. O calor atinge todas as regiões do estado, inclusive a Serra e parte do litoral, com temperaturas elevadas desde as primeiras horas do dia. No Noroeste e no Oeste gaúcho, o calor será mais severo, com máximas próximas ou até superiores a 40ºC.

O tempo firme predomina em todo o estado, com sol aparecendo ao longo do dia. Durante a manhã, muitas cidades terão períodos de céu aberto, enquanto à tarde há previsão de aumento de nuvens de forma esparsa. No litoral, o vento sopra de Nordeste com intensidade moderada na segunda metade do dia.

A MetSul Meteorologia alerta que a onda de calor se estabelece de forma persistente no Rio Grande do Sul e tende a se intensificar ao longo da semana, após dias recentes com temperaturas mais amenas e até noites frias. No domingo, os termômetros já registraram entre 38ºC e 39ºC em áreas do Oeste e do Noroeste do estado.

Leia Também:

Nesta segunda-feira, grande parte do território gaúcho deve registrar temperaturas entre 32ºC e 35ºC durante a tarde, enquanto municípios mais a Oeste podem alcançar máximas entre 37ºC e 40ºC. Na terça-feira, o calor aumenta ainda mais, com valores entre 32ºC e 35ºC na maioria das cidades e temperaturas acima dos 35ºC no Oeste, Noroeste, Centro, Vales e Campanha. Nas áreas próximas à fronteira com a Argentina, os termômetros podem novamente se aproximar ou ultrapassar os 40ºC.

FONTE/CRÉDITOS: Da Redação - Correio do Povo