O frio deve continuar intenso nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul, embora não se esperem temperaturas tão extremas quanto as registradas na terça-feira. As regiões Oeste e Sul do estado novamente terão as menores mínimas do dia. Nestas áreas, o sol aparece entre nuvens, enquanto no Centro, Norte e Nordeste do estado são esperadas nuvens e chuva. A chuva será mais intensa na Serra, região metropolitana e no Litoral Norte. Em Erechim, a temperatura mínima ficará em 4°C e a máxima em 9°C.
Na segunda metade da semana, o frio persistirá. As menores mínimas continuarão a ser registradas no Oeste, Campanha e Serra do Sudeste. Na sexta-feira e no sábado, uma nova frente de ar polar intensificará o frio, especialmente no Oeste e Sul. As madrugadas desses dias, particularmente a de sexta-feira, terão temperaturas extremamente baixas, podendo chegar a -5ºC ou menos na Serra do Sudeste.
Recorde de frio na terça-feira
Na terça-feira, o Rio Grande do Sul registrou um frio extremo, com intensidade rara na história recente, especialmente no Oeste, Centro e Sul do estado, marcando o ápice da onda de frio. O clima nessas regiões foi influenciado pelo tempo aberto e seco. Em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, a estação meteorológica registrou impressionantes -9,1ºC, a menor temperatura do ano no estado e no Sul do Brasil. Mesmo durante a tarde, o frio persistiu, com temperaturas atípicas para o horário, chegando a apenas 1ºC em Gramado às 15h.