A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (12), a Operação Moloch, com o objetivo de combater os crimes de divulgação e armazenamento de material relacionado a abuso sexual de crianças e adolescentes.
As investigações começaram a partir de informações repassadas pela polícia da província de Ontário, no Canadá, que identificou atividades suspeitas na internet. A partir dessas informações, a PF rastreou os endereços de IP vinculados à disseminação do conteúdo criminoso, localizando a origem na cidade de Uruguaiana (RS).
Durante o andamento do inquérito, os investigadores descobriram que o principal suspeito havia se mudado para Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul. Na manhã desta quinta, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão no endereço atual do investigado.
De acordo com as informações preliminares, o suspeito é médico e estaria atuando em residência médica no município. Ele foi preso em flagrante pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil.
A operação segue em andamento, e o material apreendido será analisado para identificar possíveis conexões com outras redes de exploração ou aliciamento.