Na última quinta-feira (12), a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o I Encontro Municipal de Conscientização sobre Cardiopatias Congênitas. O evento, gratuito e aberto à comunidade, aconteceu no Espaço Cooperar Sicredi e reuniu autoridades, profissionais da saúde e o público em geral.
Estiveram presentes o secretário de Saúde, Vianei Mueller; a secretária adjunta, Daniele Colla; a coordenadora da pasta, Ana Zaions; além de equipes da rede pública e privada de saúde e convidados.
A programação teve início com depoimentos emocionantes de familiares de pacientes com cardiopatias congênitas. Caroline Wilk e Ivone Sotoriva compartilharam suas vivências, destacando os desafios, superações e a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença.
Em seguida, a médica ginecologista e obstetra especialista em medicina fetal, Mariane Ongoratto Lumi, ministrou uma palestra sobre o tema. A programação também contou com uma transmissão ao vivo da médica pediatra Luísa Pigatto Kalil, especialista em cardiopatias e arritmias pediátricas, que abordou a apresentação clínica dessas condições na infância.
Outros temas discutidos foram a evolução histórica e as tecnologias aplicadas no tratamento das cardiopatias, com a médica cardiologista e ecocardiografista Cristiane Zill, e os cuidados específicos com bebês cardiopatas, tratados pela médica residente em pediatria, Graziele Salcher.
O encontro teve como objetivo principal ampliar o conhecimento da população sobre as cardiopatias congênitas, promovendo a conscientização e o acesso à informação qualificada.