O Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) da Prefeitura de Erechim, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, se afirma como uma importante solução diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, promovendo segurança ambiental e contribuindo para a restauração dos mananciais da cidade.
Em parceria com o Programa Arborização + Segura, a Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a RGE, realizou o plantio de 1.700 mudas de árvores nativas em áreas de restauração de propriedades inscritas no PSA. Entre as espécies plantadas estão Araçá, Aroeira Salsa, Caliandra Vermelha, Canudo de Pito, Caroba, Cerejeira, Chá de Bugre, Chal-Chal, Cocão, Guabiju, Guabiroba, Ingá-Banana, Ingá-Feijão, Ipê-Amarelo, Pata de Vaca, Pitangueira, Quaresmeira Roxa e Uvaia.
A colaboração entre a RGE e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já tem mais de 10 anos, com o objetivo de garantir a segurança da população, das redes elétricas e o ordenamento da arborização urbana. Nesse período, foram plantadas 1.958 árvores em diferentes áreas da cidade. Agora, a parceria se expande para a recuperação de áreas rurais, com o acompanhamento e a supervisão técnica das equipes da Prefeitura.
O plantio das 1.700 mudas teve início no dia 17 de outubro e foi concluído nesta semana, em diversas propriedades rurais, abrangendo os rios Leãozinho, Ligeirinho, Suzana e Dourado. A ação ampliou as áreas de APP (Áreas de Preservação Permanente) e teve como objetivo, além de expandir a vegetação nativa, auxiliar na contenção de desbarrancamentos e no combate ao assoreamento das margens dos rios, especialmente após os períodos de calamidades enfrentados por Erechim.