A Prefeitura de Erechim, através das Secretarias de Planejamento e Fazenda, apresentou o Relatório de Gestão Fiscal do 1º quadrimestre de 2024 na quinta-feira (23), em uma Audiência Pública no plenário da Câmara de Vereadores de Erechim. O evento, destinado à Comissão de Economia e Finanças do Poder Legislativo, foi transmitido ao vivo pelo canal da TV Câmara de Erechim no YouTube e aberto ao público.
Segundo o vice-prefeito Flavio Tirello, é crucial refletir sobre os números e o contexto atual de Erechim e do Estado do Rio Grande do Sul. "Até o dia 30 de abril, o município apresentou equilíbrio nas contas públicas. No entanto, as enchentes subsequentes certamente terão um impacto econômico, estimado pela Famurs em perdas superiores a R$ 22 milhões para Erechim", afirmou.
O vice-prefeito destacou que, apesar dos danos, Erechim não teve perdas humanas nas enchentes, e os prejuízos foram menores graças à solidariedade da população. "A comunidade foi voluntária na triagem e doação de itens, enviando mais de 700 toneladas de donativos para 28 municípios do Estado. Erechim fez e continua fazendo a sua parte", observou Flávio.
Sobre as contas públicas, o vice-prefeito ressaltou a boa administração do município. "Esta gestão tem consciência fiscal, estabelecendo prioridades que permitem investimentos significativos. No 1º quadrimestre, 66,03% do orçamento foi investido em educação, saúde e infraestrutura. Ao longo dos últimos três anos, temos realizado muitos investimentos e entregando serviços públicos de qualidade para a população, que é a função da prefeitura", destacou Tirello.