A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, está realizando a aplicação de inseticida com o objetivo de eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O foco da ação é reduzir ao máximo o número de casos positivos da doença no município, atuando de forma preventiva e reativa diante de casos suspeitos ou confirmados.
Conforme explica o secretário de Saúde, Vianei Mueller, sempre que uma pessoa apresenta sintomas ou confirmação de dengue, as equipes iniciam imediatamente as ações de combate ao vetor. Isso inclui tanto a eliminação do mosquito adulto quanto a retirada de recipientes com água parada, que possam servir de criadouros para o desenvolvimento de larvas.
O trabalho é dividido em duas etapas. Durante o dia, os Agentes de Combate a Endemias percorrem os bairros realizando a remoção física de possíveis criadouros. Já no fim da tarde e à noite, é feito o Bloqueio de Transmissão Viral, que consiste na aplicação do inseticida para eliminar os mosquitos adultos.
Esse procedimento é realizado nesses horários porque a inversão térmica permite que as partículas do inseticida permaneçam mais tempo no ar, aumentando a eficiência do produto e atingindo um maior número de mosquitos em voo.
A aplicação é feita na residência do paciente e em um raio de cerca de 150 metros ao redor do imóvel, com o objetivo de impedir que outros mosquitos piquem o doente, sejam contaminados e passem a transmitir a doença a outras pessoas.