A cidade de Erechim tem avançado significativamente na Transformação Digital dos serviços públicos. Somente nos quatro primeiros meses de 2025, foram registrados 12.071 processos abertos junto à Prefeitura — e a maioria, 10.364 (mais de 85%), foi feita por meios digitais.
Já os atendimentos presenciais representaram 1.707 processos, cerca de 15% do total. Isso mostra uma mudança expressiva tanto no comportamento da população quanto na forma como os serviços municipais estão sendo ofertados: de cada 10 processos abertos, 8 são online.
Esse avanço comprova o comprometimento da Administração Municipal com a inovação e com a modernização do atendimento ao cidadão. O fortalecimento de canais digitais, como o aplicativo SysCidadão e o site oficial da Prefeitura, tem proporcionado mais praticidade, rapidez e comodidade à população.
“Estamos investindo em tecnologia, capacitação e na desburocratização de processos. Isso facilita o acesso aos serviços municipais. Por exemplo, é possível comunicar que uma lâmpada está queimada diretamente pelo site ou aplicativo e solicitar a substituição”, afirma o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini.
Com os serviços públicos literalmente na palma da mão, Erechim avança rumo a uma gestão mais eficiente, acessível e conectada com as necessidades da população.
Como solicitar?
Serviços como abertura e consulta de processos, pedidos de manutenção, guias de pagamento, ouvidoria e acesso ao Procon podem ser feitos diretamente pelo site oficial da Prefeitura, na aba Serviços Online, ou por meio do aplicativo SysCidadão.