No interior de Lagoa Vermelha, no Norte do Rio Grande do Sul, uma cena inusitada chamou a atenção nesta segunda-feira (29): um caminhão transportou uma casa inteira de madeira por cerca de 17 quilômetros, entre a localidade de Nossa Senhora das Graças e o Reassentamento 25 de Julho. Um vídeo da operação viralizou nas redes sociais.
A iniciativa partiu da agricultora Carina Aparecida da Silva e sua família, que buscavam uma solução para a irmã dela, que morava de aluguel. Construir uma nova residência estava fora do orçamento familiar, então surgiu a ideia de encontrar uma casa usada que pudesse ser transportada pronta.
"Procuramos quem fizesse esse tipo de transporte, mas foi difícil. Até que um amigo da família disse: ‘deixa comigo que eu levo’", contou Carina.
O transporte foi feito com a ajuda de oito homens da comunidade. Eles desmontaram partes do telhado, separaram a estrutura do porão e organizaram tudo para o deslocamento. Dos 17 km percorridos, 15 km foram por estradas do interior e outros 2 km pela BR-285. A operação durou 16 horas e começou no dia 22, sendo concluída no dia 29 com a chegada definitiva da casa ao novo local.
Os móveis da casa foram levados dentro dela mesma, e apesar dos desafios no trajeto — como galhos no caminho, necessidade de trator para puxar o caminhão e o risco da estrutura cair — tudo chegou com segurança.
“Só teve alguns danos nas beiradas, mas nada que não possa ser consertado”, disse Carina. “Foi um alívio ver que deu tudo certo.”
Segundo a família, a casa custou R$ 15 mil, e o transporte ficou “pela amizade”. Os envolvidos só pediram ajuda com os custos de alimentação e o diesel do caminhão.
Fonte/Créditos: Redação
Créditos (Imagem de capa): Foto: Margarete Gritti Sasset / Arquivo pessoal