A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, solicita o apoio da população para preservar o chafariz localizado na Praça da Bandeira. Construído em 1953, o chafariz é um símbolo cultural e parte do patrimônio arquitetônico da cidade, exigindo cuidados constantes para seu funcionamento adequado.
De acordo com o secretário Mario Rossi, durante a manutenção de rotina, servidores identificaram uma grande quantidade de lixo, como pedras, plásticos, garrafas e vidros, acumulados no interior do chafariz.
Esses resíduos comprometem o funcionamento das bombas de água, essenciais para os jatos do chafariz. “As bombas reutilizam a água armazenada, mas materiais como plásticos podem bloquear a passagem, causando sobrecarga e, eventualmente, danos permanentes. A manutenção das 10 bombas de alta potência é complexa e tem custo elevado”, explica Rossi.
Leia Também:
O secretário reforça o pedido de conscientização: “Contamos com o apoio da comunidade para cuidar do chafariz, garantindo seu funcionamento e preservando este importante cartão-postal. Ele não só embeleza nossa cidade como também proporciona momentos de lazer às crianças e compõe a programação natalina de Erechim.”