A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, implementou nos últimos meses o programa "Fiscalização Inteligente", em parceria com a empresa Inviolável Erechim, vencedora da licitação. Esse programa consiste em um sistema móvel e remoto de câmeras de videomonitoramento, alimentadas por energia fotovoltaica, que operam 24 horas por dia para filmar e identificar placas de veículos. O objetivo é registrar e identificar os responsáveis pelo descarte irregular e clandestino de lixo em áreas públicas.
A Diretoria de Fiscalização Ambiental optou por utilizar essa tecnologia para instalar câmeras inteligentes que oferecem uma presença visual constante, desencorajando e/ou identificando potenciais infratores. Essa ação é especialmente importante devido ao aumento do descarte de lixo em áreas públicas, tanto em novos loteamentos quanto em estradas vicinais do município.
Atualmente, dois dos cinco sistemas de videomonitoramento já estão em funcionamento. As câmeras são capazes de detectar descartes clandestinos em tempo real, facilitando a ação da fiscalização ambiental na identificação de infratores e na aplicação das penalidades previstas na legislação. As câmeras estão instaladas em locais estratégicos, onde o descarte de resíduos sólidos, incluindo resíduos industriais, é frequente.
Importante destacar que se trata de um sistema de videomonitoramento móvel, que pode ser deslocado entre diferentes locais, mesmo em áreas remotas e sem infraestrutura urbana. Erechim é pioneira na implementação desse tipo de sistema no Brasil, e o Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (COMPAM) é o principal parceiro responsável por fornecer recursos financeiros para a execução deste projeto significativo.