A formação de um ciclone no próximo domingo, 12 de outubro — Dia das Crianças e feriado de Nossa Senhora Aparecida — deve desencadear uma sequência de tempestades severas em boa parte do centro-sul do país. O fenômeno poderá provocar chuvas volumosas, ventania e queda de granizo em vários estados.
Segundo previsão do Meteored, o sistema ciclônico se formará entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, influenciado por um grande volume de vapor d’água transportado por uma corrente de ventos intensos conhecida como jato de baixos níveis, que sopra a leste da Cordilheira dos Andes.
Esse tipo de corrente, chamado “rio atmosférico”, transporta calor e umidade, fatores que aumentam significativamente a instabilidade na atmosfera e intensificam as tempestades. A formação do ciclone é prevista para a madrugada de domingo, conforme dados do modelo europeu ECMWF.
Áreas sob alerta no Rio Grande do Sul
Durante o domingo, áreas da Fronteira Oeste, Campanha e Centro do Rio Grande do Sul estarão sob alerta para tempestades intensas, com possibilidade de raios, granizo e ventos fortes. Como o fenômeno ocorrerá em parte do período noturno, há risco adicional devido à menor capacidade de reação da população durante o sono.

Estados que devem ser atingidos
A linha de instabilidade provocada pelo ciclone deve se deslocar rapidamente de oeste para leste, ao longo do domingo (12), atingindo os seguintes estados:
-
Rio Grande do Sul
-
Santa Catarina
-
Paraná
-
Mato Grosso do Sul
-
Mato Grosso
No Oeste do Paraná e na faixa oeste de Mato Grosso do Sul, os temporais devem ser mais intensos entre a tarde e a noite. Já no Norte, Nordeste e partes do Centro do país, as chuvas devem ocorrer de forma isolada, como resultado da combinação de umidade vinda do Atlântico com o calor acumulado.
Segunda-feira (13) ainda com tempo instável
Na segunda-feira (13), o sistema frontal continua avançando e mantém o cenário de instabilidade, com chuvas fortes entre:
-
Mato Grosso
-
Mato Grosso do Sul
-
Norte do Paraná
-
Estado de São Paulo
Durante a tarde, o chamado “corredor de umidade” se estende, ligando as regiões Norte e Sudeste e mantendo o risco de temporais, embora com menor intensidade que no domingo.
Regiões com maior risco de danos:
-
Interior de São Paulo
-
Sul de Goiás
-
Triângulo Mineiro
-
Zona da Mata (MG)
-
Rondônia, principalmente na fronteira com a Bolívia
Apesar dos alertas, meteorologistas ressaltam que as chuvas podem trazer alívio para a baixa umidade registrada nas últimas semanas, especialmente no Brasil Central. O fenômeno pode marcar o início efetivo da estação chuvosa em diversas regiões do país.
