A Missão Técnica de Erechim encerrou nesta quarta-feira (22) sua participação no III Fórum Estadual de Gestores Públicos – Etapa Planeja Brasil 2025, realizado em Maringá (PR). O evento, que aconteceu nos dias 21 e 22 de outubro, reuniu especialistas, planejadores urbanos, gestores públicos e representantes da sociedade civil de várias regiões do país, sob o tema “Governo & Sociedade, construindo o futuro!”.
A comitiva de Erechim participou de uma programação intensa, composta por palestras, painéis e debates que abordaram temas como cidades inteligentes, inovação, sustentabilidade e governança. A Missão Técnica foi organizada pela Prefeitura de Erechim em parceria com o Conselho de Desenvolvimento de Erechim (CODER) e contou com a participação de representantes do setor público, instituições e empresas. O objetivo foi integrar ações voltadas à modernização da gestão pública, ao fortalecimento da inovação e à construção de uma cidade mais participativa e planejada.
Governança Colaborativa
Um dos destaques do segundo dia foi o painel “Governança Colaborativa como Estratégia de Desenvolvimento Local”, que contou com a presença do presidente do CODER, Leandro Pogorzelski, ao lado de representantes de conselhos de desenvolvimento de cidades-modelo do país, como Maringá, Ponta Grossa, Guarujá e Distrito Federal.
Durante o painel, os participantes ressaltaram a importância da articulação entre governo e sociedade civil para impulsionar o desenvolvimento sustentável e fortalecer a cultura do planejamento estratégico nos municípios.
Para Leandro Pogorzelski, a participação de Erechim no debate nacional reforça o compromisso local com a cooperação e o planejamento participativo. “O CODER atua como um elo fundamental para integrar as demandas da sociedade e das entidades com o Poder Público, projetando Erechim para os próximos anos de maneira colaborativa e participativa”, destacou.
Palestras de referência nacional
A programação do fórum também contou com palestras de renomados especialistas, como Walter Longo, que falou sobre o impacto da inteligência artificial nas cidades inteligentes. Ulisses Maia e o secretário do Planejamento do Paraná abordaram temas relacionados à transparência na gestão pública.
Segundo o secretário de Gestão e Governança de Erechim, Edgar Marmentini, a Missão Técnica foi uma oportunidade valiosa para aprendizado e troca de experiências. “Retornamos com novas ideias e inspirações. O Planeja Brasil é um evento que amplia horizontes e reforça a importância de investir em planejamento e inovação para promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas cidades”, afirmou.
