Você vê primeiro aqui

Sexta-feira, 13 de Junho de 2025

Tempo

RS entra em alerta nesta quinta-feira por risco de temporal e chuva intensa

Nesta quinta-feira, uma frente quente começa a se formar nas primeiras horas do dia, provocando chuva em diversas regiões do estado, com maior intensidade nas áreas Oeste, Centro, Sul e Leste.

Quentuchas Notícias
Por Quentuchas Notícias
RS entra em alerta nesta quinta-feira por risco de temporal e chuva intensa
Reprodução / METSUL
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Rio Grande do Sul está sob alerta de tempo severo para esta quinta-feira (8) e sexta-feira (9), segundo previsão da MetSul Meteorologia. As condições atmosféricas serão propícias para chuva forte a torrencial, com acumulados elevados em curtos períodos, além de temporais com raios, rajadas de vento e possível queda de granizo.

Nesta quinta-feira, uma frente quente começa a se formar nas primeiras horas do dia, provocando chuva em diversas regiões do estado, com maior intensidade nas áreas Oeste, Centro, Sul e Leste.

Ao longo do dia, essa frente será impulsionada por correntes de ar quente e seco vindas do Norte, movendo-se em direção ao Sul e intensificando a chuva, especialmente no Oeste e Sul do estado, durante a tarde e noite. Nessas regiões, o risco de chuva forte com raios e granizo é elevado.

Publicidade

Leia Também:

Na Metade Norte, com o avanço da frente para o Sul, a nebulosidade diminui, permitindo a presença do sol e aumento significativo das temperaturas. Nessa área, o vento pode soprar forte a partir do quadrante Norte.

Atuação de dois sistemas distintos

A instabilidade será provocada por dois sistemas com características diferentes: uma frente quente nesta quinta-feira e uma frente fria que chegará ao estado na sexta-feira.

Hoje, o destaque é a atuação de uma corrente de jato em baixos níveis – um corredor de ventos fortes entre 1.000 e 2.000 metros de altitude, com origem na Bolívia. Esse sistema trará ar quente e favorecerá a formação da frente quente, gerando chuvas em várias regiões do estado.

Esse tipo de frente é comum nos meses mais frios e, especialmente em junho, costuma trazer chuvas localmente intensas, acompanhadas por muitos raios e granizo em pontos isolados.

Sexta-feira: chegada da frente fria

Na sexta-feira, a frente quente será substituída por uma frente fria, impulsionada por uma massa de ar frio vinda do Sul. Essa frente avançará de Sul para Norte pelo território gaúcho, ganhando força ao encontrar o ar quente proveniente da corrente de jato.

A previsão indica chuva forte a intensa em diversas cidades, especialmente nas regiões Oeste, Centro e Sul do estado. Os volumes podem variar entre 50 mm e 150 mm em poucas horas, elevando o risco de alagamentos e inundações repentinas.

Além da chuva intensa, há risco de temporais isolados com rajadas de vento e granizo – alguns dos quais podem ser fortes ou severos. Devido à divergência de ventos causada pela corrente de jato, a possibilidade de tornados, embora remota, não pode ser descartada.

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Quentuchas Notícias

Publicado por:

Quentuchas Notícias

Quentuchas nasceu em 16 de janeiro de 2021, com o propósito de trazer sempre informações com qualidade, agilidade, em primeira mão de Erechim e mundo.

Saiba Mais