O dono de um supermercado foi preso em flagrante em Selbach, no Norte do Rio Grande do Sul, após tentar recuperar alimentos que haviam sido descartados pela Vigilância Sanitária em um caminhão de lixo. O caso ocorreu na última terça-feira (11), durante uma operação da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos, acompanhada pelo Ministério Público (MP).
De acordo com o MP, o empresário esperou os fiscais deixarem o local e, aproveitando um momento de distração do motorista, tentou retirar parte dos produtos descartados. Os alimentos — entre eles carnes, pizzas, embutidos, margarina, iogurtes, conservas e produtos de padaria — foram considerados impróprios para o consumo por apresentarem validade vencida, falta de procedência e armazenamento inadequado.
O relatório da operação apontou que várias mercadorias estavam fora da temperatura adequada, incluindo derivados de leite e produtos congelados. O homem foi autuado por furto, e o filho dele, adolescente, também foi detido por envolvimento na ação e por desacato a um policial.
Além do supermercado onde ocorreu o flagrante, outros dois estabelecimentos da cidade foram fiscalizados. Ao todo, cerca de 500 quilos de alimentos impróprios foram apreendidos e destinados ao descarte correto.
A Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos é uma ação conjunta do Ministério Público, Vigilância Sanitária, Secretaria Estadual da Saúde e órgãos municipais, que atua para garantir que os produtos comercializados estejam dentro dos padrões de qualidade e segurança exigidos pela legislação.
Fonte/Créditos: Redação
Créditos (Imagem de capa): Fotos Ministério Público / G1RS
